#EU RESPEITO MEU PEITO
SAIBA COMO SE PREVENIR
Precisamos que os tomadores de decisão nos respeitem e passem a oferecer o medicamento que já é direito das pacientes. Mas, você também precisa respeitar o seu corpo e se cuidar para prevenir o câncer de mama.
É possível Prevenir?
Embora seja uma das doenças que mais atingem as mulheres atualmente, o câncer de mama não somente tem cura como também pode ser evitado em grande parte dos casos. Por ser estimulado por agentes cancerígenos, mudar alguns hábitos e comportamentos pode ajudar a prevenir o câncer de mama em até 30% dos casos.
O câncer de mama é causado por fatores genéticos, comportamentais, hereditários ou hormonais. Isso significa que nem sempre há maneiras de se prevenir da doença, já que em algumas pacientes a própria genética acaba alterando os genes das células para virem cancerosos, causando então o câncer.
Como Prevenir?
As principais medidas para prevenir o câncer de mama incluem:
-
Realizar exercícios físicos regularmente;
-
Perder peso em caso de obesidade;
-
Evitar o consumo excessivo de álcool;
-
Parar de fumar.
-
Realizar anualmente a mamografia para rastreamento do câncer de mama (apenas para mulheres acima de 40 anos).
-
Realizar o autoexame: Tocar o próprio corpo e reconhecer possíveis alterações é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher com a sua própria saúde e com o seu bem-estar.
Clique aqui para aprender a realizar o autoexame
Além disso, em alguns casos, como aqueles em que o risco de desenvolvimento de câncer de mama é muito elevado, o uso de medicamentos, como tamoxifeno ou anastrozol, e até mesmo a remoção preventiva da mama por meio de cirurgia podem ser indicados.
Principais Sintomas
-
Surgimento de caroço na mama ou axila;
-
Dor no seio;
-
Alteração da posição ou forma do mamilo;
-
Saída de secreção do mamilo diferente de leite;
-
Vermelhidão na área do mamilo;
-
Inchaço ou espessamento da pele sobre a mama;
-
Alteração no tamanho ou forma da mama;
-
Ferida na mama ou mamilo.
O câncer de mama nos estágios iniciais tende a causar nenhum ou poucos sintomas.
Por isso, é importante que mulheres realizem o acompanhamento regular com o ginecologista e, após os 40 anos de idade, realizar o rastreamento do câncer de mama por meio da mamografia anualmente. Esse é um exame oferecido pelo SUS e coberto pelos planos de saúde para mulheres acima de 40 anos.
Para mulheres abaixo de 40 anos, é indicado a realização de ultrassonografia mamaria, apesar do diagnóstico de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos ser raro e representar em torno de 10% de todos os casos registrados.
Além disso, em caso de suspeita de câncer de mama é importante consultar um clínico geral, mastologista ou ginecologista para uma avaliação, porque a chance de cura é maior quando identificado ainda no início.